terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como pedalar na lama ?

 
A lama atrapalha bastante a performance do atleta.
A lama atrapalha bastante a performance do atleta.  
Para muitos a palavra lama significa sujeira, tombos e desgastes de equipamentos, porém para outros isto é diversão, espirito de aventura ou ciclo-cross. Com as chuvas freqüentes do verão brasileiro os lugares para a pratica do biking ficam completamente enlameado. Isto significa que a pilotagem da bike tem que ser um pouco diferente do que andar completamente no seco. O primeiro passo é se vestir adequadamente ao tempo, por exemplo se estiver chovendo procure vestir uma capa de chuva, usar lente do óculos transparentes ou amarelas e lembrar que na chuva o comportamento da bicicleta será diferente. Pedalar na lama é um ato de sensibilidade pois você não pode se desequilibrar da bicicleta porque sua roda estará cortando a lama com seu pneu. Mudando de direção, a tendência é da roda aglomerar mais lama no pneu, dificultando cada vez mais a tração dos pneus. Ao frear na lama procure lembrar de que esse é o acessório que mais sofre na lama, pois ela exige o dobro do seu funcionamento devido a lama ou água que correm sobre eles. Procure estabelecer uma velocidade continua durante uma pedalada na lama, já que exige menos dos freios e aglomera menos barro nos arcos do quadro e suspensão.

Aprenda a carregar a bicicleta para passar por obstáculos


 
Carregando a bicicleta.
Carregando a bicicleta.
Como típico do mountain-bike europeu, onde costuma chover muito e as trilhas ficam enlameadas boa parte do ano, uma dica é aprender a carregar sua bicicleta pois, ao encontrar um obstáculo, você poderá passá-lo com mais equilíbrio e velocidade. Para os europeus a idéia de carregar a bicicleta é comum, pois foi lá que na década de 50 surgiu o cyclo-cross que é um famoso esporte de inverno de ciclismo off-road. Biking no inverno europeu? Isso mesmo, e com muita lama e até mesmo neve. O cyclo-cross é considerado a F-1 do ciclismo. Sua corrida percorre um circuito de 3 km em média, e todo demarcado com curvas e obstáculos artificiais. Não é raro o biker ter que pular fora da bicicleta e transpor o obstáculo com ela nas costas. O cyclo-cross é praticado geralmente em parques urbanos nas principais capitais européias. Tornou-se um esporte perfeito para o publico europeu que costuma lotar as world cup’s e acompanhar seus ídolos como na formula-1. Para carregar a bike nas costas você tem que colocar o top tube da bike apoiado no seu ombro direito ou esquerdo e uma de sua mão apoiada no guidão. É preciso saber correr a pé porque com a bike bem fixada em seu ombro você terá a liberdade de correr com ela de forma segura e rápida.

sábado, 16 de outubro de 2010

Até que enfim acharam o blog !!!

Opa, o pessoal agora esta acessando o blog, depois de muito tempo rsssss..... Já estava até desistindo de manter o blog. Pois é Sergião pena que choveu hoje, se não iríamos bater o recorde todos juntos, fazendo uns 80km, mas não vai faltar oportunidade. Gostaria de que todos que acessarem o blog façam um comentário nesta postagem aqui e deixe seus respectivos e-mails, pois assim poderei autorizar cada um a fazer login e postarem matéria enviando fotos, vídeos, etc. Abraço a todos...

sábado, 9 de outubro de 2010

BATI O RECORDE

Hoje sábado 09/10/2010 resolvi chamar os amigos para pedalar mais cedo, pois tinha a intenção de sair por volta das 14h00m, Sergião tinha compromisso não podia ir, Amauri só depois das 16h00m, Oscânio viajando para Santa Catarina, o Zé prometeu ir, na última hora desistiu, então falei vou encarar o trecho sozinho mesmo. De inicio tinha a intenção de pedalar cerca de 60km no máximo, sai pelo Jardim Sheila e Itaipu pegando o Ramal Bonito, até entrar na estrada do Carajá na seringueira gigante até alcançar o Distrito de Carajá, Município de Jesuítas, pegando pelo posto de gasolina sentido Assis, antes de chegar na Ponto do Rio Verde entrei a direita sentido Mundo Novo, pensa no calor que estava fazendo, paradinha básica pra tomar uma água no campo de Mundo Novo, segui sentido para o Ramal da Igreja São João Batista, só que chegando próximo da ponte, no pé da UTI olhei no relógio eram 17h00m, falei opa é hoje, vou pra Terra Nova sentido estrada da rapadura, estava um pouco cansado em razão do calor, mas pensei comigo vou encarar, poupei um pouco as pernas na subida da rapadura a na subida de pedras do aviário, após a ponte do Rio Verde próximo a Terra Nova, quando cheguei em Terra Nova olhei no velocímetro e tive a certeza que bateria o próprio recorde que antes eram de 65km. Percorri mais 15,5km, único trecho de asfalto, até chegar em Assis vento forte e de testa, acabou baixando um pouco a média, mas quando cheguei em casa verifiquei o velocímetro 72,2km percorridos, velocidade máxima 56,4 e média de 18,1, percorridos em 03h58m. Excelente trecho de pedal valeu a pena o esforço.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GUIA DO CICLISTA CONSCIENTE

Leiam e se possivel APLIQUEM

Guia do Ciclista Consciente

A bicicleta é um veículo democrático. Todas as pessoas podem andar de bicicleta. É, também, um veículo ecológico e agradável de usar.
Mas, como qualquer veículo, tem seus perigos. Por isso, para andar de bicicleta com segurança há regras que devem respeitadas.

ONDE PEDALAR...

Os passeios ou calçadas são para os pedestres. Se estiver desmontado, empurrando a bicicleta, você se equipara em deveres e direitos ao pedestre. Você pode circular de (ver art.59) bicicleta no passeio, mas desde que autorizado pelo órgão com autoridade sobre a via.

Onde não houver ciclovias e ciclofaixas, desde que com baixo fluxo e velocidade de veículos motorizados, é possível circular de bicicleta na via em modo compartilhado com os demais veículos, desde que essas não sejam de alto fluxo e com alta velocidade regulamentada. Mas para isso é preciso ter muito cuidado e pedalar no mesmo sentido do fluxo à direita.

Pedalar na contramão é muito perigoso. Há outros ciclistas em sentido contrário, há os pedestres. Quando um ciclista cruza com outro na contramão, um dos dois precisa desviar e sair da trajetória, às vezes entrando na frente de outros veículos de forma abrupta.

Pedalar na contramão pega de surpresa motoristas e pedestres. Ninguém espera que haja alguém no fluxo inverso e isso aumenta o risco de acidente.

CUIDAR DA BICICLETA...

Alguns cuidados essenciais com a bicicleta são simples e você só deve pedalar por aí com os pneus calibrados, a corrente lubrificada, e a bicicleta limpa.

Eventualmente, sua bicicleta pode precisar de cuidados especiais. Por exemplo, se o guidão ou o garfo entortou, as marchas não engatam bem, se a bicicleta vibra, o ideal é ir a uma oficina de bicicletas de sua confiança para fazer a manutenção.

A lei determina que a bicicleta tenha campainha, sinalização noturna na dianteira, traseira e lateral e espelho retrovisor do lado esquerdo.

CUIDAR DE VOCÊ...

Há equipamentos importantes para sua segurança: óculos, capacete, luvas, calçado. O olho é um órgão sensível e deve ficar protegido. Quando você pedala, há poeira, gases, insetos que podem entrar no olho e prejudicar sua visão. O capacete deve ter ajustes, ser bem ventilado e proteção de nuca acolchoada. Luvas em tecido, revestida de couro na palma da mão. O tênis deve ser confortável e de boa qualidade, para não escorregar do pedal.

Suas roupas fazem toda a diferença. Para ser visto, use roupas claras de dia e, principalmente, à noite.

Mantenha-se hidratado e alongado.

DICAS PARA PEDALAR COM SEGURANÇA...

» Nunca entre com velocidade em cruzamentos, esquinas ou saídas de garagem.
» Nunca force uma situação com motocicleta, carro, ônibus ou caminhão.
» Não faça manobras bruscas ou ziguezague. Isso surpreende os outros e causa insegurança.
» Preocupe-se mais com o que vem pela frente. Não fique olhando para trás.
» Ouça o trânsito. Enquanto estiver pedalando, não use iPod ou fones de ouvido.
» Estabeleça contato visual com motoristas e pedestres, veja o que eles vão fazer.
» Sinalize antecipadamente suas intenções. Seja suave nas manobras.
» Com chuva, a visibilidade de todos fica prejudicada. Diminua a velocidade.
» Nas descidas, evite deixar a bicicleta correr demais.
» Pedestres têm prioridade sobre os ciclistas e, às vezes, mudam de direção rapidamente. Use a campainha quando necessário.
» Quem está de patins ou skate continua pedestre. Respeite-os.
» Em trânsito lento, não fique próximo ao carro da frente. Assim, você terá espaço para frear ou fazer uma manobra. Além disso, não respira a fumaça do escapamento.
» Conheça os limites e as possibilidades de sua bicicleta.
» Virar à esquerda é uma das situações mais perigosas para o ciclista. Muita atenção nessa hora!
» Ônibus e caminhões têm grandes pontos cegos. Tome precauções e guarde distância.

TODO CUIDADO É POUCO...

» Cuidado nos cruzamentos, porque grande parte dos acidentes acontece nessas áreas.
» Cuidado com tampas de bueiro ou pisos escorregadios.
» Cuidado com cães e gatos, que têm comportamentos imprevisíveis.
» Cuidado com portas de carros que podem se abrir.
» Cuidado com buracos e obstáculos.

Art.59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pedal de Sábado dia 09/10/2010





Sábado pedal saída as 14h00m na Praça das América, com trilha a ser percorrida provavelmente da do Cruzeirinho, 53km, quem for  favor confirmar.

Pedel quinta-feira dia 07/10/2010

Vamos pedalar nesta quinta-feira dia 07/10/2010, as 18h30m em frente a Serraria MADEL.
Provavelmente o trecho a ser percorrido será a volta do Zé Lulú. Quem for, favor confirmar.

terça-feira, 5 de outubro de 2010