sábado, 15 de janeiro de 2011

APRENDA A USAR O FREIO DA SUA BIKE

Aprenda a usar o freio da sua bike

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Dez dicas para frear melhor e com segurança.
1 – A EFICIÊNCIA DOS FREIOS: Os principais componentes para uma boa frenagem são um bom pneu, um bom freio (a disco) regulado e o posicionamento correto. É preciso uma boa tração entre solo e pneu para garantir uma boa frenagem. Frear na reta é o ideal para obter a melhor tração. Com o pneu inclinado, no caso de uma curva, por exemplo, a tração é menor. Os manetes deverão estar mais próximos do avanço, ou seja, o dedo tem que estar nas pontas dos menetes (e não no meio), pois isso ajuda a ter mais alavanca e menos desgaste físico.
2 – TRAJETO: Escolher o melhor trajeto também faz diferença na frenagem. Portanto, para parar mais rápido, sempre escolha um terreno mais firme.
3 – ATENÇÃO NA VELOCIDADE: O nosso maior erro é sempre colocar a mão nos freios no primeiro obstáculo à frente, mesmo não estando tão rapido. Isso se deve à percepção de velocidade. Quanto mais para perto olhar maior será a sensação de velocidade. Olhe para frente e sentirá menos a velocidade – e, com isso, freará menos.
4 – USANDO OS FREIOS CORRETAMENTE: Toda vez que frear, haverá maior atrito da roda. Por isso, só se deve usar o freio quando realmente necessário. Procure encontrar a velocidade certa para cada lugar. Uma velocidade exagerada fará com que use mais os freios, desgaste mais as pastilhas e perca tempo após uma curva. Se seus freios forem a disco, a pressão apenas do dedo indicador deve ser o suficiente para uma freada normal (além disso, economizará mais energia em uma prova de longa duração). Se precisar usar mais de dois dedos no manete, os freios irão se desgastar com facilidade e será mais lento.
5 – TRABALHANDO O EQUIPAMENTO: O freio dianteiro é o que realmente pára a bike. Mas sem traseiro não adianta nada, pois ele é que dá a “firmeza”na direção e garante a tração para que o dianteiro segure a bike. Por isso, use os dois; cada um tem a sua função.
6 – PACIÊNCIA: A roda em movimento tem muito mais tração do que travada e derrapando. Pressione os manetes gradualmente. O maior ponto de frenagem é aquele logo antes do pneu travar e derrapar. Para frear com eficiência, não trave a roda dianteira, e sim a traseira. Fazendo esse processo, você deverá colocar o corpo para trás, simultâneamente.
7 – HORA DE AGIR: A posição do corpo também afeta a frenagem. Quanto mais peso houver sobre a roda traseira, maior será a tração com o solo e, assim, você vai parar com mais eficiência. Procure treinar colocando o corpo mais para trás.
8 – POSICIONAMENTO: Se estiver descendo um trecho inclinado, técnico e precisar frear, saia do selim para que seu peso vá todo para a roda traseira. Isso aumenta a tração do pneu traseiro. Em alguns trechos, o corpo deverá estar atrás do selim, levando todo o peso para a roda traseira e aliviando o centro de gravidade entre você e sua bike.
9 – CUIDADO COM O FREIO DIANTEIRO: A memorização nesta hora é fundamental. Nunca se esqueça que o lado correto do freio dianteiro é sempre o lado esquerdo, ou sej, o lado do coração. Muita gente não sabe, o freio que pára a bike é o dianteiro, que deverá ser usado principalmente nas retas. A sensibilidade dos freios é muito importante, pois se você se assustar nas curvas e frear bruscamente, a queda será inevitável. Uma boa regra é frear em linha reta com os dois freios juntos, com o traseiro mais forte que o dianteiro. Você mesmo deverá encontrar a sensibilidade correta para dosar a força nos manetes.
10 – AGILIDADE E RAPIDEZ: Nos deparamos na trilha com buracos, pedras, areia, lama, etc. Entre na velocidade certa, ou seja, freie com antecedência. Sempre mantenha seu olhar à frente e planeje o que fazer antes de chegar no obstáculo. Dessa maneira você será sempre mais rápido e usará os freios de maneira mais eficiente.

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