quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Treinamento para o Cicloturismo
Em uma viagem de bicicleta geralmente não se buscam recordes, tampouco grandes velocidades, e sim, aprendizado, conhecimento, vivências e lazer. Por isto o condicionamento necessita ser bom o bastante para evitar que as dores e a estafa muscular absorvam o deleite.
Não é necessário velocidade, mas, constância. Constância no ritmo de 70 pedaladas por minuto seja em subidas ou descidas e constância na freqüência das saídas para treino.
Mesmo que você não possua muita força ou resistência (grupo em que me enquadro) ou que não esteja muito treinado, poderá aprender a utilizar a paciência, a persistência e a disciplina como aliadas. Para isto precisará também de um pouco mais de tempo na realização da viagem. Com tempo poderá adquirir condicionamento na própria viagem.
Por outro lado, com a falta de tempo para uma recuperação efetiva na própria viagem, é imperativo que o cicloturista faça um forte treinamento prévio e, mesmo assim, não esqueça que não há treinamento que se equipare a uma viagem de verdade. Na viagem, o cicloturista enfrenta inúmeras variantes imprevisíveis como chuva, frio, relevo e acidentes de percurso que podem atrasar o horário das refeições, do banho ou do sono.
De forma geral, aconselho como treinamento mínimo uma hora por dia e alguns testes nos finais de semana onde o cicloturista deve pedalar por 5, 6, 7 ou quantas horas possa suportar para ter uma idéia de como e em quanto tempo poderá vencer cada etapa do caminho.
Pedalar ao menos uma hora por dia sob quaisquer condições climáticas gera um ingrediente fundamental no viajante, a endurância ou resistência, que é vital em todos os tipos de viagem de bicicleta. A endurância é que nos dá a coragem e disposição de prosseguir a viagem mesmo que, nas primeiras horas do dia, o clima esteja péssimo ou que nos sintamos esgotados após o terceiro ou quarto dia de viagem, quando a primeira empolgação já se foi.
Entretanto, mesmo em uma região com aclives acentuados, acredito que com paciência e com o intervalo de um dia a cada roteiro pode-se conseguir condicionamento na própria viagem.
Ou seja, o melhor treinamento é pedalar.
Não é necessário treinar todos os dias. Tire folgas antes ou depois de fazer um teste de final de semana. Geralmente o bom condicionamento físico só chega após uns três meses de treino sério.
Por isso planeje com antecedência suas viagens.
Desde o início do treinamento, é imprescindível que a bicicleta seja equipada com um ciclocomputador, para que o cicloturista possa acompanhar a sua evolução física. Conforme minha experiência e a média das pessoas que encontrei pelo mundo viajando de bicicleta, um bom teste é conseguir fazer 100 km em um único dia (para homens e mulheres). Caso consiga realizar esta distância, sem sofrer um desgaste sobre-humano, o cicloturista já pode se considerar diplomado para viajar para qualquer lugar do mundo com sua bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário